Barack Obama e Raul Castro falaram esta semana ao telefone antes da Cimeira das Américas no Panamá, onde são aguardados progressos históricos entre Washington e Havana.
Corpo do artigo
"Posso confirmar que o Presidente Obama falou na quarta-feira com o Presidente Castro, antes de deixar Washington", afirmou uma fonte oficial da Casa Branca, que falou sob anonimato.
A VII Cimeira das Américas começa, esta sexta-feira, no Panamá com a presença de 35 dirigentes do continente americano, com as atenções focadas nos líderes norte-americano e cubano, que devem encontrar-se para prosseguir com o processo de restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
A 17 de dezembro de 2014, Obama e Castro anunciaram em simultâneo uma aproximação histórica entre Washington e Havana, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século. Após esse anúncio, as duas partes já realizaram várias rondas negociais.
Recentemente, os dois países realizaram em Washington uma reunião "preliminar" para abordar a questão dos Direitos Humanos.