O presidente norte-americano, Barack Obama, votou na sua circunscrição de Chicago, duas semanas antes da realização das eleições para o Congresso, no meio do mandato presidencial, marcadas para 4 de novembro.
Corpo do artigo
"Adoro votar. Todos no [Estado do] Ilinóis devem votar mais cedo. É uma oportunidade maravilhosa", disse Obama, depois de entregar o seu boletim no Centro de Diversões e Entretenimento Martin Luther King Jr.
"A maneira de ganhar eleições é certificarmo-nos de que votamos", continuou.
Durante um comício de apoio à reeleição do governador Pat Quinn, realizado no domingo, Obama apelou aos democratas para votarem em grande número, dada a habitual mobilização elevada dos republicanos.
"Tragam os vossos amigos. Tragam os vossos colegas de trabalho. Não tragam apenas os que sabem que vão votar", insistiu.
Durante a eleição presidencial de 2012, Obama também votou antecipadamente, o que é raro num presidente em exercício.
O voto antecipado, que é regulado por diferentes leis nos 50 Estados, pretende evitar longas filas de espera nos locais de voto no dia da eleição.
Encoraja também os trabalhadores a participarem na votação sem terem de faltar ao trabalho.