A Embaixada de Portugal no Japão inaugurou uma obra do artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, para assinalar os 480 anos da chegada dos portugueses a este país asiático.
Corpo do artigo
O rosto do poeta Luís Vaz de Camões, figura incontornável dos Descobrimentos portugueses, sobressai na obra que Vhils criou para celebrar os 480 anos do primeiro encontro entre Portugal e o Japão.
A obra "eterniza a plurissecular amizade luso-nipónica através de uma linguagem contemporânea", sublinha o comunicado, divulgado na sexta-feira, que dá conta da inauguração da obra, "que ficará, para sempre, patente na entrada do novo edifício da embaixada", em Tóquio.
O artista, assim como o embaixador de Portugal no Japão, Vítor Sereno, estiveram presentes na inauguração, assim como o presidente da Cunha Vaz & Associados, António Cunha Vaz, agência de comunicação parceira desta iniciativa que pretende "assinalar a ligação histórica dos dois países" através da "criação de uma obra de arte única".
Data de 1543 a chegada dos primeiros europeus ao Japão, quando os navegadores portugueses António Mota, António Peixoto e Francisco Zeimoto desembarcaram na ilha de Tanegashima.