
Há mais de 40 socorristas envolvidos nas buscas
Foto: Nevada County Sheriff's Office / AFP
Oito dos nove esquiadores desaparecidos na Califórnia após uma avalanche foram encontrados mortos e um continua desaparecido em condições climáticas adversas, informou a polícia esta quarta-feira.
As equipas de resgate têm procurado o grupo que foi apanhado pela avalanche na madrugada de terça-feira no Castle Peak, na região de Tahoe. Seis esquiadores já tinham sido encontrados com vida e dois deles levados para o hospital.
"Ainda estamos à procura de um dos membros neste momento", disse o xerife do condado de Nevada, Shannan Moon, alertando que a tempestade está a dificultar as buscas. "Condições meteorológicas extremas é um eufemismo: muita neve, ventos fortes, ventos que impossibilitam a visibilidade", alertou.
A Blackbird Mountain Guides, empresa que liderava a viagem ao interior do país, disse que os onze clientes e quatro guias estavam hospedados nas cabanas de Frog Lake desde domingo e estavam "prestes a regressar" à base.
Mais de 40 socorristas iniciaram as buscas, de acordo com as autoridades, incluindo "equipas de resgate de esqui altamente qualificadas" da Estância de Esqui Boreal Mountain e do Alder Creek Adventure Center de Tahoe Donner.
No entanto, depois de encontrarem os seis sobreviventes, voltaram de mãos vazias.
Os especialistas alertaram para o risco grave de avalanches e o xerife do condado de Placer, Wayne Woo, pediu ao público que se mantivesse afastado até que o tempo melhorasse. "Por favor, evitem as serras durante esta tempestade e nos próximos dias, evitem viajar para as montanhas. É perigoso", avisou.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, foi informado sobre a operação.
