Gabinete humanitário das Nações Unidas considera que incursão terrestre israelita vai colocar em risco a vida de centenas de milhares de palestinianos. OMS prepara plano de contingência.
Corpo do artigo
O Gabinete das Nações Unidas de Coordenação dos Assuntos Humanitários alertou hoje que a anunciada operação terrestre israelita em Rafah, no extremo Sul de Gaza – onde procuraram abrigo, nos últimos meses, cerca de metade dos 2,4 milhões de palestinianos em fuga do Norte do enclave arrasado –, pode resultar numa “carnificina”, que colocará em risco a vida de centenas de milhares de palestinianos, sendo ainda um duro golpe para as operações humanitárias na Faixa de Gaza.
"Poderá ser uma carnificina de civis e um golpe incrível para a operação humanitária em toda a faixa, porque é conduzida principalmente a partir de Rafah", assinalou Jens Laerke, porta-voz do gabinete humanitário da ONU, em conferência de imprensa em Genebra.