As Nações Unidas e a União Europeia felicitaram o Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia por ter recebido o Nobel da Paz e sublinharam a importância de a sociedade civil ajudar nos processos de paz.
Corpo do artigo
"Felicito o Quarteto do fundo do meu coração. Precisamos que a sociedade civil nos ajude a avançar com os processos de paz", disse o porta-voz da ONU em Genebra, durante uma conferência de imprensa.
Este "é um exemplo brilhante. A Tunísia é um dos países árabes que se tem saído melhor desde a chamada Primavera Árabe nessa parte do mundo, por isso felicito também os tunisinos e o Governo da Tunísia", acrescentou o porta-voz Ahmad Fazwi.
A União Europeia saudou igualmente o Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia, notando o trabalho feito para mostrar ao Norte de África e ao Médio Oriente um caminho de paz.
As primeiras reações surgiram na rede social Twitter, com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a congratular a organização e a referir que depois de ter visitado a Tunísia em março "compreende e respeita" a escolha.
A responsável pela diplomacia do espaço comunitário, Federica Mogherini, comentou que o galardão mostra uma "saída para crise na região: a democracia e unidade nacional".
Por seu lado, o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, considerou ser "muito merecido" o Prémio Nobel e que a União Europeia "partilha o orgulho com todos os tunisinos".
Com uma deslocação prevista à Tunísia na terça-feira para conversações sobre uma zona livre de comércio, a comissária europeia Cecilia Malmstrom comentou à agência France Presse que o prémio foi "bem atribuído". "O caminho tunisino para a democracia tem sido uma fonte de inspiração e de esperança para todos nós", acrescentou a comissária com a pasta do Comércio, que afirmou a necessidade de apoiar o progresso na Tunísia.
O Comité Nobel Norueguês atribuiu o Prémio Nobel da Paz ao Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia pela contribuição para a construção de uma democracia pluralista após a Revolução de Jasmim de 2011, anunciou hoje a instituição.
O Quarteto integra quatro "organizações chave" da sociedade civil tunisina: A União Geral dos Trabalhadores da Tunísia (UGTT), a Confederação de Indústria, Comércio e Artesanato da Tunísia (UTICA), a Liga dos Direitos Humanos da Tunísia (LDHT) e a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT).