Pelo menos onze pessoas morreram depois de um condutor ter avançado sobre a multidão, no sábado à noite, durante um festival de rua na cidade de Vancouver, Canadá. O atacante foi detido pelas autoridades, que afastaram a hipótese de ataque terrorista.
Corpo do artigo
O incidente aconteceu pouco depois das 20 horas de sábado (madrugada de domingo em Portugal) no bairro de Sunset on Fraser, em Vancouver, enquanto membros da comunidade filipina se reuniam para celebrar o Dia de Lapu Lapu. O festival, que homenageia um líder anticolonial filipino do século XVI, acontece este ano no fim de semana anterior às eleições no Canadá.
De acordo com as autoridades, que detiveram o condutor do veículo, pelo menos onze pessoas morreram e algumas ficaram feridas. Para já, está afastado o cenário de ato de terrorismo.
O chefe da polícia, Steve Rai, que se recusou a discutir os motivos do incidente, afirmou que o suspeito, de 30 anos, tinha um “historial significativo” de interações com a polícia e problemas de saúde mental.
O primeiro-ministro, Mark Carney disse estar "devastado" pelo "terrível acontecimento", enviando as "mais profundas condolências aos entes queridos" das vítimas, bem como à comunidade filipino-canadiana e a todos os habitantes da cidade.
O incidente mortal ocorreu um ano depois de o canadiano Nathaniel Veltman ter sido condenado a prisão perpétua por atropelar uma família muçulmana com um camião em Ontário, em 2021. A decisão foi a primeira no Canadá a estabelecer uma ligação entre supremacia branca e terrorismo num caso de homicídio.
Os canadianos vão às urnas na segunda-feira após uma corrida eleitoral frenética, em que os candidatos conquistaram os eleitores com questões como o aumento do custo de vida e a negociação das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump. Carney é o favorito para vencer após garantir aos eleitores que pode enfrentar a enxurrada de tarifas abrangentes de Washington.