Uma produção da ópera "Tannhauser" de Richard Wagner foi retirada de cena em Dusseldorf, Alemanha, por causa do realismo de algumas cenas relacionadas com a execução de judeus e as câmaras de gás dos campos de concentração nazis.
Corpo do artigo
A direção da Ópera do Reno em Dusseldorf (oeste) admitiu, num comunicado divulgado na sua página na Internet, que "estava consciente desde o início" de que o conceito e a encenação do diretor Burkhard Kosminski da obra de Wagner "iriam suscitar controvérsia".
"Mas, é com grande espanto que constatamos que algumas cenas, particularmente as cenas das execuções, feitas com grande realismo, tenham provocado a muitos espetadores uma reação tão forte, tanto a nível psicológico como físico, levando-os a consultar um médico", indicou a mesma nota informativa.
A direção da ópera explicou que decidiu cancelar a apresentação da produção, substituindo-a com concertos sinfónicos da obra de Wagner.
O encenador Burkhard Kosminski recusou fazer qualquer alteração à produção, invocando "razões artísticas".
Na versão de Kosminski, o cenário da ópera é transportado para uma realidade marcada pelos crimes do regime nazi.
No dia da estreia da ópera, no sábado, muitos espetadores chocados saíram da sala passados 30 minutos do início do espetáculo.
Uma das cenas mostra uma família a ser despida, com as cabeças rapadas, antes de ser morta por elementos das forças nazis.
Outra cena faz uma alusão às câmaras de gás dos campos de concentração, com figurantes nus colocados em cubos de vidros envolvidos num nevoeiro artificial, segundo relatou a imprensa alemã.
Na versão de Richard Wagner (1813-1883) a história decorre no século XIII, tendo início no reino de Vénus.
Wagner foi "um anti-semita fervoroso", (...) mas não tinha qualquer ligação com o Holocausto", reagiu, em declarações à agência de notícias alemã DPA, Michael Szentei-Heise, líder da comunidade judaica de Dusseldorf. O representante qualificou a adaptação "de mau gosto".
O bicentenário do nascimento de Wagner, compositor e ensaísta alemão, está a ser celebrado este ano.