A Polícia Federal brasileira cumpre, nesta terça-feira, três mandados de apreensão e dois mandados de prisão numa operação contra um grupo suspeito de tráfico de pessoas, principalmente mulheres, para exploração sexual na Europa.
Corpo do artigo
Em comunicado, a autoridade policial brasileira informou que a "Operação Perfídia" surge no âmbito da investigação de um esquema de tráfico de pessoas que envolvia o aliciamento de mulheres, principalmente nos estados brasileiros de Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, em situação de vulnerabilidade, atraídas com propostas de emprego na Europa.
“Ao chegar na Europa, as vítimas eram recebidas por motoristas que, ao invés de levá-las para o local de trabalho prometido, as conduzia a apartamentos, onde ficavam amontoadas com outras mulheres”, destacou a Polícia Federal.
“Os documentos das vítimas eram retidos e elas eram forçadas a se prostituir, enquanto os criminosos lucravam com 60% das comissões geradas pelos programas [atividades sexuais], além de cobrarem das mulheres despesas que se tornavam impagáveis”, acrescentou a polícia brasileira.
Os investigadores também suspeitam que os criminosos utilizavam ‘sites’ de prostituição europeus para anunciar as vítimas, garantindo a exposição necessária para manter a operação lucrativa.
Durante a ação desta terça-feira, foram apreendidos telemóveis e outros elementos de interesse para a investigação, que podem comprovar a suspeita de que a organização criminosa recrutou mais vítimas.