Mais de mil manifestantes da oposição ao presidente do Quirguistão, Kurmanbek Bakiev, invadiram hoje a sede da administração regional de Talas, no noroeste do país, noticiou a rádio Free Europe/Rádio Liberty.
"Cerca de 1500 pessoas juntaram-se em frente da administração regional e, depois, tomaram de assalto o edifício, ultrapassando um cordão policial", informou a Free Europe/Rádio Liberty (RFE/RL) quirguize, Azattyk.
"Os assaltantes tomaram o controlo de quase todos os andares do edifício, incluindo o gabinete do governador" de Talas, acrescentou.
Estes acontecimentos ocorrem na sequência do apelo lançado na segunda feira pelo Movimento Popular Unido para manifestações durante a semana em todo o país contra o regime do presidente Bakiev.
O Governo quirguize recusou, até agora, fazer qualquer comentário aos acontecimentos em Talas.
A oposição quirguize intensificou as manifestações e críticas ao Governo em Março, acusando o regime de corrupção e de tentativa de censura dos 'media' independentes.
O presidente Bakiev assumiu o poder há cinco anos, na sequência de uma revolução, com a promessa de democratizar o país. Desde então, a maioria dos seus aliados juntou-se à oposição por entre críticas ao chefe de Estado de deriva autoritária e nepotismo.
