O navio de guerra holandês HDMS Absalon, integrado na frota da OTAN em operação contra a pirataria no Golfo de Aden, resgatou sexta-feira o cargueiro MV Ariella que tinha sido tomado por piratas armados, informou a Aliança Atlântica.
Corpo do artigo
O comandante do Ariella conseguiu enviar um aviso de alerta de que o cargueiro fora assaltado por piratas, antes de toda a tripulação se proteger num compartimento seguro do navio, o que facilitou o resgate do HDMS Absalon por forças especiais da OTAN.
O comandante do quartel general das forças de marinha da Aliança, almirante Trevor Soar, comentou em Londres que o êxito desta acção demonstra que a OTAN reúne condições para contrariar as acções de pirataria no Corno de África quando as tripulação se resguarda em sítios seguros do navio facilitando a intervenção militar contra os piratas.
Apesar da dificuldade de reacção contra piratas que sequestram navios no Golfo de Aden, para não pôr em risco a segurança das respectivas tripulações, o nível de actuação da pirataria naquela zona já foi reduzido para metade devido à forte presença da marinha estrangeira, informou em Londres um porta-voz da Marinha Real Holandesa.