Ouvidas explosões em Caxemira horas depois de cessar-fogo entre Índia e Paquistão
Fortes explosões foram ouvidas em Srinagar, a principal cidade de Caxemira controlada pela Índia, e a eletricidade foi cortada, apenas algumas horas depois de a Índia e o Paquistão terem anunciado um cessar-fogo, avançaram as agências internacionais.
Corpo do artigo
Embora não se conheçam as causas das detonações, o Governo indiano acusou Islamabade de ter violado o cessar-fogo, adiantou a agência francesa de notícias AFP, citando uma fonte do executivo de Nova Deli.
Os moradores de Srinagar relataram ter visto vários objetos a voar pela cidade e a cair nos arredores.
“Mas o que raio se passou com o cessar-fogo? Ouviram-se várias explosões em toda Srinagar!”, escreveu o chefe do Governo regional da Caxemira administrada pela Índia, Omar Abdullah, nas redes sociais.
Minutos depois, numa segunda mensagem, Abdullah publicou um vídeo que mostrava disparos terrestres dos sistemas de defesa da zona. “Isto não é um cessar-fogo. Acabam de ser ativadas as unidades de defesa aérea no centro de Srinagar”, acrescentou.
O exército paquistanês não comentou o incidente.
As autoridades indianas também confirmaram ter havido cortes de energia noutras regiões como medida preventiva contra possíveis ataques, incluindo cidades no Rajastão, Gujarat e Punjab, todas na fronteira com o Paquistão.
“Caros cidadãos, devido a relatos de violações do cessar-fogo, vamos permanecer em alerta hoje. Observaremos um apagão se e quando necessário. Aconselho a que todos se preparem para um eventual apagão e que permaneçam em casa”, afirmou a autoridade administrativa da cidade de Amritsar, Punjab, em comunicado.