Pânico, casas queimadas e milhares em fuga num incêndio em zona de luxo de Los Angeles
Um incêndio florestal de rápida propagação num subúrbio de Los Angeles queimou edifícios e provocou o pânico, com milhares de pessoas a receberem ordens de retirada nesta terça-feira, enquanto ventos potencialmente mortíferos assolavam a região.
Corpo do artigo
Moradores assustados abandonaram os carros numa das únicas estradas de entrada e saída da zona de luxo de Pacific Palisades, fugindo a pé do incêndio de várias centenas de hectares que engoliu uma área repleta de casas multimilionárias nas montanhas de Santa Monica. Vários edifícios parecem ter ardido, com imagens do local a mostrar as chamas a subir as encostas e palmeiras em chamas.
O ator Steve Guttenberg - estrela da comédia “Academia de Polícia”, de 1984 - disse que estava a tentar ajudar a tirar amigos da zona, mas as estradas estavam congestionadas. “Se deixarem o vosso carro... deixem a chave lá dentro para que um tipo como eu possa tirar o vosso carro e os camiões dos bombeiros possam chegar lá acima. É muito, muito importante”, pediu a um repórter da emissora KTLA.
Os bombeiros usaram bulldozers para empurrar os carros abandonados para abrir caminho entre os carros. Dezenas de veículos - incluindo modelos caros como BMWs e Mercedes - foram empurrados para o lado em direto na televisão.
Toda a gente entrou em pânico
O incêndio deflagrou a meio da manhã e aumentou rapidamente, tendo sido mobilizadas dezenas de bombeiros para combater o fogo, incluindo a partir do ar. Foram lançados avisos de evacuação para uma vasta área, com o fogo a avançar com o vento.
Um residente disse à KTLA que estavam a chover cinzas quentes na sua comunidade de Sea Ridge. “Já tinha visto isto na televisão e nunca pensei que o vento pudesse afetar o fogo desta forma”, explicou.
“Havia fumo ao longe, e garantiram-me que não viria para a colina... Cinco minutos depois, estava a descer a colina. Toda a gente entrou em pânico, foi quando toda a gente correu e foi tentar proteger as casas.”
Andrew Hires, residente em Pacific Palisades, disse à AFP que recebeu uma mensagem de texto a alertá-lo para o incêndio quando o seu filho estava no dentista para extrair um dente. “Tirámos a máscara e corremos para o carro”, disse. “Ficámos presos durante 20 minutos na esquina da Palisades Drive com a Sunset, onde as crianças estavam a ser retiradas da Calvary School.”
"Destrutivo, generalizado"
O incêndio ocorreu no momento em que a área estava a ser atingida por ventos sazonais de Santa Ana que, segundo os meteorologistas, poderiam transformar-se na pior tempestade de vento numa década. Esperavam-se rajadas de até 160 quilómetros por hora em partes dos condados de Los Angeles e Ventura, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.
“ATENÇÃO!!! Uma tempestade de vento generalizada, DESTRUTIVA e que ameaça a vida é esperada na tarde de terça-feira e na manhã de segunda-feira em grande parte de Ventura / LA ”, alertaram os serviços de meteorologia.