O Papa Francisco, hospitalizado em Roma desde dia 7, após uma cirurgia abdominal, vai deixar o hospital na manhã de sexta-feira, anunciou o Vaticano.
Corpo do artigo
A conselho da equipa médica e após uma evolução clínica "regular", o Papa Francisco, de 86 anos, deixará o Hospital Gemelli "amanhã de manhã, sexta-feira, 16 de junho", afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em comunicado.
Esta quinta-feira, o Papa agradeceu a todo o pessoal da unidade hospitalar, conhecida como o "hospital dos papas", no mesmo quarto do 10.º andar que João Paulo II utilizou em muitas ocasiões, pelos cuidados prestados nos últimos dias e visitou os departamentos de Oncologia Pediátrica e Neurocirurgia Pediátrica do hospital.
As fotografias publicadas pelo Vaticano mostram Jorge Bergoglio numa cadeira de rodas a cumprimentar os doentes e o pessoal nos corredores do hospital.
Na quarta-feira à noite, o Sumo Pontífice jantou com o pessoal que o assistiu desde a operação.
Quarta-feira, o gabinete de imprensa do Vaticano disse que a evolução clínica do Papa estava a decorrer regularmente após a cirurgia de 7 deste mês, e que a equipa médica estava "a planear a sua alta para os próximos dias". O Papa fez uma cirurgia abdominal de três horas com anestesia geral, que decorreu sem complicações.