O Papa Francisco escapou a um duplo atentado suicida durante uma visita ao Iraque em 2021, depois de as tentativas de assassinato terem sido frustadas pelos serviços secretos britânicos e pela polícia iraquiana.
Corpo do artigo
A revelação é feita na sua próxima autobiografia, "Spera" ("Esperança", em português), com publicação prevista para janeiro, cujos excertos foram divulgados pelo jornal italiano "Corriere della Sera" na terça-feira, dia em que o Papa Francisco completou 88 anos.
De acordo com o jornal britânico "The Guardian", o Papa foi aconselhado a não fazer a viagem ao Iraque em março de 2021 devido à pandemia de covid-19 e aos altos riscos de segurança, especialmente em Mosul, a cidade do norte devastada por militantes do Estado Islâmico. No entanto, decidiu ir na mesma.
Assim que o Papa chegou a Bagdade, os serviços secretos britânicos informaram a polícia iraquiana sobre os planos dos atentados que, por sua vez, informou a equipa de segurança do Vaticano. Uma mulher planeava explodir-se durante a visita papal a Mosul. Ao mesmo tempo, um camião "dirigia-se para lá rapidamente com a mesma intenção", lê-se nos excertos da autobiografia.
Mais tarde, o Papa perguntou à segurança do Vaticano o que tinha acontecido aos homens-bomba. "O comandante respondeu: 'Já não estão cá'", escreveu Francisco. "A polícia iraquiana intercetou-os e fê-los explodir. Isso também me atingiu: até mesmo este é o fruto venenoso da guerra".
Durante a visita, cerca de 10 mil agentes da polícia iraquianos foram mobilizados para proteger o Papa e foram impostos horários de confinamento para limitar a disseminação da covid-19.
O Papa Francisco fez mais de 40 viagens ao estrangeiros desde 2013. Esteve em Portugal para a Jornada Mundial da Juventude em agosto em 2023.
A autobiografia do Papa ia ser lançada após a morte de Francisco, mas vai ser publicada no próximo mês, coincidindo com o início do jubileu de 2025. O evento ocorre a cada 25 anos e inicia-se em 24 de dezembro, sendo um ano de celebração para os católicos em redor do Mundo.