O Papa Leão XIV celebrará domingo a sua primeira canonização, cerimónia na Praça de São Pedro que deverá reunir jovens católicos de todo o mundo e na qual dois jovens italianos serão proclamados santos.
Corpo do artigo
A canonização esteve prevista para abril, mas foi adiada devido à morte do Papa Francisco.
Leão XIV solicitará, usando a fórmula tradicional latina, que Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis sejam inscritos no Livro dos Santos para que sua veneração possa ter início.
A característica singular desta canonização é que ambos serão santos muito jovens, de famílias de classe alta, com interesses semelhantes aos dos jovens de hoje, e não aos de religiosos ou seculares de uma época distante.
O responsável do Dicastério para as Causas dos Santos, Marcello Smeraro, destacou que a importância dos novos santos, Acutis e Frassati, reside no facto de serem jovens, "santos de rua".
Descrito como um amante da tecnologia, da internet, de desporto e dos animais, Carlo Acutis morreu em 2006, no Hospital San Gerardo, em Monza, com apenas 15 anos, vítima de leucemia.
Há anos que crianças católicas, que se identificaram com ele, fazem peregrinações ao Santuário da Spogliazione, onde o corpo de Acutis está exposto vestido com calças de ganga e sapatilhas.
Carlo Acutis nasceu, em 1991, em Londres, onde morava por causa do trabalho do pai, passou a infância em Milão e, embora a família não fosse praticante, começou a frequentar a Igreja todos os dias, dedicando-se sobretudo aos mais desfavorecidos.
A mãe, Antonia Salzano, que levará a relíquia de seu coração ao altar no domingo durante a canonização, explica que ele era um génio da computação e que começou a falar de Deus pela internet, razão pela qual muitos o consideram o padroeiro da internet.
Foi beatificado a 10 de outubro de 2020, na Basílica de São Francisco, em Assis, sob o pontificado do Papa Francisco, após a aprovação da cura milagrosa de um menino brasileiro, Matheias Viana.
Ele será canonizado após uma jovem estudante costa-riquenha chamada Valéria Valverde ter ficado gravemente ferida num acidente de bicicleta em Florença, em 2022.
Conta-se que a mãe foi rezar no túmulo de Acutis, em Assis, e a menina recuperou.
Já Frasatti (1901-1925), filho do fundador do jornal La Stampa, dedicou-se a ajudar os pobres.
Nascido em Turim, morreu aos 24 anos, de poliomielite fulminante, talvez contraída em um dos muitos abrigos que visitava diariamente para prestar assistência.
Amante de teatro, música, pintura, literatura e caminhadas nas montanhas, estudou engenharia de minas para "servir Cristo entre os mineiros".