O Papa Francisco anunciou esta quarta-feira que o seu antecessor está "gravemente doente" e pediu uma oração especial por Bento XVI.
Corpo do artigo
"Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI. Para manter viva a sua memória, porque ele está gravemente doente, para pedir ao Senhor que o console e apoie", disse o Papa, na audiência semanal.
Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, tem atualmente 95 anos e foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma.
O antecessor de Francisco foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vive há cerca de 10 anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.
Vaticano confirma agravamento do estado de saúde
De acordo com o Vaticano, a saúde de Bento XVI piorou "nas últimas horas" devido à sua idade e os médicos estão a vigiar constantemente a condição do Papa emérito.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o Papa Francisco foi visitar o seu predecessor no mosteiro do Vaticano onde Bento XVI vive desde que abdicou em fevereiro de 2013.