Uma única casa com telhado vermelho parece ter ficado praticamente ilesa apesar do incêndio devastador do Havai. Vizinhança ao redor ficou reduzida a cinzas.
Corpo do artigo
A casa de madeira de 100 anos na Front Street ainda está de pé, quando a maior parte da cidade de Lahaina foi destruída. "Parece Photoshop", disse o proprietário Trip Millikin ao jornal local "Honolulu Civil Beat".
Os proprietários da casa estavam numa viagem para Massachusetts quando ouviram a notícia sobre o incêndio. Millikin e a mulher souberam toda a vizinhança tinha sido apanhada pelas chamas e que provavelmente também a sua casa ficaria reduzida a cinzas. Porém, na manhã seguinte, imagens aéreas mostraram que a casa estava intacta. "Começámos a chorar", disse Millikin. "Senti-me culpado. Ainda nos sentimos culpados".
Há dois anos, o casal comprou a propriedade centenária que serviu de casa para funcionários de uma plantação de cana-de-açúcar. A casa estava em mau estado, por isso tentaram restaurá-la e podem ter sido essas reformas que salvaram a casa. Millikin e a mulher trocaram o telhado de asfalto da casa por um de metal pesado, cercaram a casa com pedras de rio e removeram a folhagem ao redor.
O casal diz que espera voltar a Lahaina quando for seguro e, quando o fizerem, planeiam oferecer a casa a quem perdeu a sua. "Muitas pessoas morreram", disse Dora Atwater Millikin ao "Los Angeles Times". "Tantas pessoas perderam tudo e precisamos de cuidar uns dos outros e reconstruir. Todos precisam de ajudar a reconstruir".
Os incêndios no Havai mataram pelo menos 114 pessoas. Cerca de 850 pessoas estão desaparecidas, mas mais de 1200 pessoas que estavam na lista foram encontradas em segurança. As chamas destruíram a maior parte da cidade histórica de Lahaina, em Maui, e são agora consideradas o pior desastre natural da História do estado do Havai.