França defende o veto à entrada da Roménia no Espaço Schengen (espaço europeu de livre circulação) caso Bucareste não lute com maior firmeza contra o fluxo de imigração irregular, noticiou hoje o jornal espanhol “El País”.
Corpo do artigo
Numa carta dirigida ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o chefe do Governo francês, François Fillon, sustenta que os quatro mil milhões de euros de fundos europeus entregues à Roménia devem ser usados para resolver a imigração ilegal, sugerindo como medida de pressão o bloqueio do seu ingresso no Espaço Schengen.
França tem repatriado centenas de ciganos romenos em situação irregular, ao abrigo de uma política securitária do presidente Nicolas Sarkozy, criticada pela União Europeia por atentar contra o direito de livre circulação de pessoas.
Durante uma visita hoje a França, o secretário de Estado romeno, Valentin Mocanu, acordou com o da Segurança Pública francês, Valentin Fatuloiu, em cooperar "melhor" na reinserção dos ciganos.
O presidente romeno, Traian Basescu, advoga a criação de um plano de integração europeu dos ciganos, ideia defendida há dois anos face à alegada perseguição sobre a etnia por parte das autoridades italianas.