As autoridades francesas vão proibir, a partir desta quarta-feira, as saídas para fazer exercício físico. As novas regras vão estar em vigor entre as 10 e as 19 horas. País ultrapassa os 10 mil mortos.
Corpo do artigo
12044158
Atualmente, para circularem na via pública, os franceses precisam de se fazer acompanhar de uma declaração, disponível no site do ministério do Interior, que eles próprios preenchem e onde justificam a saída, declarando por sua honra que não estão a violar as regras em vigor, e que terão de mostrar se abordados pelas autoridades.
Os motivos para saídas autorizadas em França são o trabalho, compras de bens essenciais, assistência à família, saídas curtas para exercício físico num raio de um quilómetro da residência, idas ao médico em caso de urgência e intimação das autoridades.
O desrespeito destas regras leva a uma multa que começa nos 135 euros e pode agravar-se até aos 3.750 euros.
A França entrou oficialmente em confinamento no dia 16 de março e, para já, ainda não há qualquer previsão para o seu fim.
O ministro da Saúde francês avisou que ainda não se atingiu o pico da epidemia da Covid-19 e que, com o país a entrar na quarta semana consecutiva de confinamento, é cedo para falar no fim da quarentena.
O número total de mortos em França devido à pandemia de Covid-19 é agora de 10328, tanto em meio hospitalar como nos lares onde, neste últimos, há já 30 mil casos registados.