O Parlamento Europeu (PE) considerou esta quarta-feira que o resultado da COP28 é "realmente histórico" e lembrou que apesar de faltar a expressão "acabar gradualmente", é isso que vai acontecer com os combustíveis fósseis.
Corpo do artigo
Em comunicado, o eurodeputado Peter Liese, que presidiu à delegação do PE que esteve presente da Cimeira do Clima do Dubai (COP28), considerou que "o resultado é realmente histórico".
"A COP28 decidiu pela transição dos combustíveis fósseis rumo às renováveis e à eficiência energética. O nuclear também tem o seu lugar. O texto adotado não contém a expressão 'acabar gradualmente', mas é o fim gradual dos combustíveis fósseis", sustentou o eurodeputado do Partido Popular Europeu (PPE), admitindo que as ações das energias renováveis e da nuclear subam.
As delegações dos países reunidos na Cimeira do Clima do Dubai (COP28) chegaram hoje a um consenso sobre uma decisão que apela a uma "transição" para abandonar os combustíveis fósseis.
Na abertura da sessão plenária de encerramento, os delegados adotaram a decisão preparada pelos Emirados Árabes Unidos, que foi aplaudida.
Trata-se de uma "decisão histórica para acelerar a ação climática", afirmou Sultan Al Jaber, presidente da conferência da Nações Unidas.