O parque aquático "Speed Water" em Marselha, França, está a organizar um evento exclusivo a mulheres muçulmanas. O uso de "burquíni" é condição obrigatória.
Corpo do artigo
O "burquíni" é uma peça de vestuário de natação que cobre o corpo do pescoço até aos joelhos. O acontecimento, que está marcado para 10 de setembro, tem causado polémica entre os franceses.
A ideia partiu de uma comunidade muçulmana e só podem fazer parte deste evento mulheres que usem um fato de natação a cobrir todo o corpo. O objetivo é "encorajar as mulheres a participar na comunidade".
No entanto, as opiniões não têm sido favoráveis e muitos franceses discordam da iniciativa.
A deputada francesa Valerie Boyer referiu que o evento só vai promover a diferenciação das comunidades. Já Stephane Ravier, político de extrema-direita, também protestou. "Um certo número de muçulmanos estão a decidir afastar-se do nosso modelo republicano e estão a colocar-se fora da nossa sociedade", disse.
A entrada vai ser vedada a homens, exceto nadadores-salvadores e rapazes com menos de anos 10 de idade.
Recorde-se que a França, onde vivem cerca de cinco milhões de muçulmanos, foi o primeiro país da Europa a banir o uso do véu em espaços públicos.