
O Shiv Sena, um dos partidos da oposição indiana, distribuiu cerca de 21 mil facas, com lâminas de 7 cm, nos arredores da cidade de Bombaim, no estado indiano de Marasthra. E tem ainda como objetivo distribuir mais 100 mil facas, como forma de ajudar a população feminina a proteger-se de violações colectivas, que têm aconteceido com frequência nos últimos meses.
Corpo do artigo
Na opinião de Rahul Narvekar, o porta-voz do partido Shiv Sena, esta distribuição de facas é um "ato simbólico", que tem como objectivo "dar um sinal aos assediadores, elementos antissociais e violadores de que as mulheres têm o poder de tomar conta de si mesmas".
O facto dos membros do "Shiv Sena" terem distribuído facas com comprimento de lâmina inferior a 15 cm, que fica abaixo do que é proibido por lei, não vigora como uma atitude ilegal.
Além das facas, os membros do "Shiv Sena" distribuíram pequenos sacos com pimenta moída, que podem ser usados como armas de defesa, se forem atirados aos olhos dos agressores.
O próprio jornal do partido, o "Samana Ajay Chaudhari", o principal meio de divulgação desta campanha, incentiva ainda as mulheres na posse destas armas a usarem-nas em caso de perigo iminente.
Na base desta campanha do "Shiv Sena" estão as violações colectivas, extremamente violentas, que têm acontecido um pouco por toda a Índia, ao longo do últimos meses. A 16 de dezembro do ano passado, uma jovem de 23 anos, estudante de medicina, que vivia em Nova Deli foi brutalmente violada e agredida, quando ia para casa de autocarro, depois ter ido ao cinema com um amigo. Acabaria por morrer, dias depois, num hospital de Singapura, para onde havia sido transferida.
Passado alguns dias, a 20 de Dezembro de 2012, uma menina de 8 anos foi encontrada morta em Saharsa, a capital do estados indiano de Bihar, depois de ter sido vítima de um caso idêntico de violação colectiva. Pertencente a uma das comunidades mais empobrecidas da Índia, e sendo habitante numa pequena e isolada localidade daquele estado, poucos ou nenhuns dados se sabem sobre este crime. Exceptuando que terá sido perpetuado por um grupo de habitantes da sua aldeia, que na hora de se verem livres do seu corpo, mandaram-no às águas do rio Kosi.
É com base nestes casos de violência extrema, que o "Shiv Sena", um dos partidos de forte cariz nacionalista do parlamento indiano, e o principal aliado político do maior partido da oposição na Índia, o "Bharatiya Janata", tem desenvolvido esta campanha de distribuição de armas pela população feminina.
Contudo, segundo dados governamentais, o problema social do crescente número de violações extremamente agressivas e de casos de violações colectivas tem a sua base em Nova Deli, a capital da Índia. Cidade que também já é considerada pela própria opinião pública indiana como a "capital indiana das violações", à frente de Bombaim, cidade onde "Shiv Sena" tem centrada as suas acções, que aparece em segundo lugar.
