O partido do presidente francês, Emmanuel Macron, ganhou as eleições legislativas com maioria absoluta, confirmou o Ministério do Interior de França, quando estão definidos 513 dos 577 assentos da Assembleia Nacional francesa.
Corpo do artigo
Segundo o Ministério, o partido "A República Em Marcha", do presidente Macron, já conquistou definitivamente 303 assentos, o que ultrapassa os 289 necessários para garantir a maioria absoluta.
O partido de direita Os Republicanos e os seus aliados ficaram em segundo lugar, com 124 lugares já garantidos, segundo os dados do Ministério.
8572410
Eleitos seis governantes
Os seis membros do Governo francês que eram candidatos na segunda volta das legislativas em França foram eleitos, pelo que poderão manter-se no executivo.
Os seis governantes estavam obrigados a vencer as eleições nos respetivos círculos para poderem continuar no executivo, como é tradição em França.
Em causa estão os ministros de Economia, Bruno Le Maire; da Coesão do Território, Richard Ferrand; da Europa, Marielle de Sarnez; das Relações com o Parlamento, Christophe Castaner, e, por fim, do Ultramar, Annick Girardin.
O secretário de Estado da Economia Digital, Mounir Mahjoubi, também foi eleito, sendo, aos 33 anos, o membro mais jovem do Governo.
Os seis agora eleitos não chegarão a tomar os seus lugares na Assembleia Nacional, sendo substituídos pelos suplentes.
Merkel felicita Macron
A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou o presidente francês pela sua "clara maioria parlamentar", na segunda volta das legislativas, disse o seu porta-voz na plataforma de mensagens Twitter.
Angela Merkel disse também desejar que "prossiga a boa cooperação (entre Paris e Berlim) para a Alemanha, a França, a Europa", acrescentou o porta-voz, Steffen Seibert.