A ANA – Aeroportos de Portugal recomendou, esta sexta-feira, aos passageiros com voos para o aeroporto de Heathrow, em Londres, que verifiquem o estado do voo junto das companhias aéreas antes de se deslocarem para o aeroporto.
Corpo do artigo
“Devido a limitações no Aeroporto de Heathrow, em Londres, os voos de e para este aeroporto estão a sofrer alterações”, referiu a ANA, numa informação aos passageiros, enviada à Lusa, onde recomenda a quem tenha voos com destino àquele aeroporto londrino que verifique o estado da ligação “junto das companhias aéreas antes de se deslocarem para o aeroporto”.
O aeroporto de Heathrow, o maior da Europa em termos de tráfego de passageiros, vai estar encerrado durante o dia de hoje devido a uma falha de energia após um incêndio numa subestação elétrica, entretanto controlado.
O aeroporto de Lisboa cancelou 18 das 22 partidas e chegadas de voos de e para o aeroporto londrino de Heathrow previstas para hoje, de acordo com o site da operadora do aeroporto. Pelo menos 1350 voos de e para Heathrow já foram afetados, incluindo vários voos de cidades dos Estados Unidos que foram cancelados, informou o serviço de rastreamento de voos FlightRadar 24.
Alguns voos que já estavam no ar foram desviados para o Aeroporto de Gatwick, também em Londres, o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e o Aeroporto de Shannon, na Irlanda.
Num comunicado divulgado nas redes sociais, a Heathrow Airport Holdings recomendou que os passageiros não se desloquem para o aeroporto e aconselhou-os a contactarem a companhia aérea para obterem mais informações. “Esperamos interrupções significativas nos próximos dias", admitiu a operadora.
O aeroporto de Gatwick, o segundo mais movimentado do Reino Unido, começou a aceitar voos que estavam originalmente programados para Heathrow. "Nós estamos a oferecer apoio e a aceitar voos desviados, conforme a necessidade", disse um porta-voz do aeroporto de Gatwick.