Passageiros da TAP e de outros voos que chegaram depois das 18 horas de sexta-feira (22 horas em Portugal continental) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, ficaram "isolados" no local devido a uma manifestação e só puderam deixar o local cerca de cinco horas mais tarde.
Corpo do artigo
Cerca de oito mil pessoas protestavam em frente ao aeroporto, fechando a avenida Helio Smidt e a autoestrada Dutra, que permitem o acesso ao local. Os passageiros que desembarcaram, como não conseguiam sair do aeroporto ficaram na área reservada.
Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, o saguão foi desocupado "por motivos de segurança", mas a manifestação é pacífica. Já os passageiros que querem embarcar, enfrentam o trânsito compacto e são obrigados a percorrer muitos metros a pé até ao aeroporto na avenida Hélio Smidt.
Há outros protestos espalhados por São Paulo, como o que fechou a avenida Paulista. Na autoestrada Castello Branco e em Santo André (região metropolitana da cidade), houve confrontos entre polícias e manifestantes.
No Rio de Janeiro, um dos focos de manifestação ocorreu na Barra da Tijuca, na zona oeste, enquanto um segundo, iniciado em Ipanema chegou ao início da noite ao bairro do Leblon, onde várias pessoas se concentraram em frente da casa do Governador Sérgio Cabral, segundo a rede de televisão "GloboNews".