Passageiros presos durante mais de duas horas no Canal da Mancha devido a avaria em comboio
Cerca de 800 passageiros ficaram presos num comboio da Eurostar, no túnel ferroviário que atravessa o Canal da Mancha, durante duas horas e meia devido a uma avaria que suspendeu o serviço entre Londres e Paris.
Corpo do artigo
O primeiro comboio do dia partiu de London St Pancras International às 6.01 horas e deveria chegar a Paris Gare du Nord às 9.20 horas locais (mais uma hora do que em Londres). No entanto, uma aparente avaria suspendeu o serviço cerca das 7 horas, deixando os passageiros presos dentro do comboio em pleno Eurotúnel, um túnel ferroviário de 50,45 quilómetros que liga Folkestone, Kent, no Reino Unido, a Coquelles, em Pas-de-Calais, perto de Calais, no norte de França, sob o Canal da Mancha, no Estreito de Dover.
De acordo com alguns passageiros, que falaram com meios de comunicação britânicos como o "The Independent" e a "Sky News", o comboio esteve parado durante duas horas e meia, retomando a viagem cerca das 9.30 horas.
"Devido a um problema técnico, o comboio não poderá completar a viagem. Terminará em Calais Fréthun, onde será transferido para outro comboio para o seu destino", lia-se na página da Eurostar.
Equipas de emergência em Lille enviaram cerca de 30 operacionais para ajudar os passageiros a mudar de comboio e distribuir-lhes água e bebidas quentes, de acordo com a imprensa francesa.
"Atualização de serviço: o comboio 9080 teve um problema técnico esta manhã. Este comboio está agora a operar em velocidade reduzida para Calais, onde os passageiros serão transferidos para outro comboio Eurostar para continuar a sua viagem para Paris. Obrigado pela sua compreensão e as nossas desculpas pelo atraso", escreveu a empresa ferroviária mais tarde no X (antigo Twitter).
De acordo com a imprensa britânica, os passageiros foram informados de que chegariam a Paris com um atraso de cerca de seis horas, ou seja, às 15.20 horas locais (14.20 horas em Portugal continental).
Os outros serviços da Eurostar estão a operar normalmente, de acordo com a empresa, com exceção do comboio que partiu de Londres às 10.31 horas, que chegaria a Paris com uma hora de atraso.
A empresa deverá compensar os passageiros que sofreram atrasos superiores a uma hora.