Pelo menos 30 corpos recuperados após colisão entre avião e helicóptero em Washington
Um avião de passageiros proveniente do Kansas despenhou-se no rio Potomac, em Washington, EUA, quarta-feira à noite (madrugada de quinta-feira em Portugal), depois de ter colidido com um helicóptero militar perto do aeroporto Ronald Reagan. A imprensa norte-americana adianta que foram recuperados pelo menos 30 corpos.
Corpo do artigo
A Autoridade Federal de Aviação (FAA) confirmou que um jato regional Bombardier CRJ700 da PSA Airlines, uma subsidiária da American Airlines, “colidiu em pleno ar” com um helicóptero Sikorsky H-60 quando se aproximava para aterrar no Reagan, por volta das 21 horas (2 horas em Portugal continental). O avião tinha partido de Wichita, no Kansas. O Sikorsky H-60, vulgarmente conhecido por Blackhawk, pode transportar até 15 pessoas, incluindo a tripulação.
As autoridades confirmaram à Imprensa dos Estados Unidos que houve vítimas mortais na colisão entre um avião, com 64 pessoas a bordo, e um helicóptero militar, com três soldados, junto ao aeroporto da capital, Washington.
No entanto, o "The Washington Post" revela que a polícia já começou a retirar corpos do rio Potomac, citando fontes não identificadas. Uma testemunha, Ari Schulman, descreveu “um fluxo de faíscas” e o que parecia ser um grande fogo de artifício, quando a colisão noturna irrompeu por cima de si enquanto conduzia para casa.
Por sua vez, a rádio local "NBC4" adianta que já foram retirados pelo menos 30 corpos do rio. Ainda não foram encontrados sobreviventes.
O senador Roger Marshall, do Kansas, disse que “quando uma pessoa morre é uma tragédia, mas quando muitas, muitas, muitas pessoas morrem é uma tristeza insuportável”. Já a presidente da Câmara de Washington, Muriel Bowser, não adiantou se algum corpo foi recuperado do acidente. “Não posso dizer nada sobre a operação de resgate agora”, disse.
Vários membros da comunidade de patinagem artística dos EUA estavam a bordo do avião de passageiros. "Estamos devastados por esta tragédia indizível e guardamos as famílias das vítimas no nosso coração", noticiou o "Washington Post", citando um comunicado da US Figure Skating.
Além disso, segundo as agências estatais russas TASS e RIA, o casal russo de patinagem artística Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, que conquistou o título mundial de pares em 1994, estava a bordo do avião.
Segundo a CBS, o avião partiu-se em vários pedaços e as equipas de mergulho conseguiram aceder à cabine e recuperar uma caixa negra. O helicóptero está capotado, mas parece estar praticamente intacto.
A FAA ordenou a imobilização de todos os aviões no aeroporto Reagan, onde estava previsto o avião regional aterrar, e a polícia de Washington disse no X que “várias agências” estavam a dirigir-se para o local do acidente, no Potomac.
Bombeiros em embarcações juntaram-se à operação no rio, onde os trabalhos são dificultados pelo facto de estar escuro e o rio quase gelado. Dezenas de camiões de bombeiros podem ser vistos na zona. Há cerca de 300 socorristas nas operações de resgate.
“Inicialmente, vi o avião e parecia estar bem, normal. Estava prestes a aterrar”, disse à CNN. “Três segundos mais tarde, e nessa altura estava totalmente inclinado para a direita... Consegui ver a parte de baixo, estava iluminada de um amarelo muito vivo e havia um fluxo de faíscas por baixo”, acrescentou Schulman. "Parecia um foguete", concluiu.
O presidente Donald Trump “foi informado desta situação e tragicamente parece que um helicóptero militar colidiu com um jato regional”, disse a secretária de imprensa Karoline Leavitt na "Fox News".
Nas redes sociais, o presidente norte-americano criticou oo controlo do tráfego aéreo. "O avião estava numa linha de aproximação perfeita e rotineira para o aeroporto. O helicóptero estava a ir diretamente para o avião durante um longo período de tempo. É uma NOITE CLARA, as luzes do avião estavam acesas", escreveu Trump na sua rede social Truth. "Porque é que o helicóptero não subiu ou desceu, ou virou. Porque é que a torre de controlo não disse ao helicóptero o que fazer em vez de perguntar se viram o avião. Esta é uma situação má que parece que deveria ter sido evitada. NÃO É BOM!!!"