Pelo menos três mortos após autocarro com quase 60 pessoas cair ao mar na Noruega
Um autocarro com 58 pessoas caiu ao mar em Hadsel, na Noruega e, ao que avançam as autoridades, já foram registadas três mortes. O veículo despistou-se e acabou parcialmente submerso na água.
Corpo do artigo
De acordo com o jornal norueguês Dagbladet, já se encontram no local vários meios de socorro, incluindo helicópteros. Foi ainda ativado um "alarme de catástrofe" no hospital dee Stokmarknes. No entanto, o mau tempo dificulta as operações de resgate.
Até agora, sabe-se que "três pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas", relata fonte oficial da polícia à NRK. Estão envolvidas no acidente "um total de 58 pessoas".
Onze pessoas foram transportadas para o hospital de Stokmarknes e alguns dos passageiros foram levados para uma escola próxima. Segundo um comunicado de imprensa do município de Hadsel, o Hotel Thon prepara-se para receber 28 passageiros. Os restantes serão transportados para um centro de apoio em Stokmarknes.
Segundo as autoridades, havia vários cidadãos estrangeiros no autocarro. Encontrar os familiares mais próximos das vítimas "é um desafio devido ao facto de não existirem listas de passageiros e de existirem passageiros de muitos países diferentes", contou o chefe do Estado-Maior de Nordland, Bent Are Eilertsen, ao Dagbladet, confirmando que se encontravam passageiros de pelo menos oito países a bordo: Noruega, Índia, China, Singapura, Malásia, Países Baixos, França e Sudão do Sul.
O alerta para a ocorrência chegou à polícia pelas 13.30 horas (12.30 horas em Portugal continental). As autoridades no local estão a proteger o autocarro, que se encontra parcialmente submerso, para que não se desloque ou afunde mais.
O responsável pela empresa de autocarros do veículo envolvido no acidente confirmou o ocorrido à imprensa norueguesa.
Nos últimos dias, foram registadas tempestades com vento forte no norte da Noruega, levando a que que várias estradas fossem fechadas.