Um pequeno avião, que deveria ter aterrado nos Açores esta terça-feira, despenhou-se a leste de São João da Terra Nova, no Canadá. A bordo seguiria apenas o piloto e as autoridades estão a realizar buscas para o encontrar.
Corpo do artigo
De acordo com a televisão canadiana CBC, que cita o Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá, o avião, um Air Tractor AT-802, transportava apenas uma pessoa e despenhou-se a 240 quilómetros a leste de St. John's cerca das 9 horas locais de terça-feira.
Em declarações à televisão canadiana, um responsável do Centro de Coordenação de Resgate Conjunto em Halifax, Len Hickey, referiu inicialmente que o avião tinha partido dos Estados Unidos, mas depois avançou que a origem do voo tinha sido o aeroporto de St. John’s.
Hickey adiantou que o plano de voo mostrava que o avião, de propriedade norte-americana, se dirigia para os Açores, e que as autoridades estão a transportá-lo para Portugal.
O avião tinha apenas um ocupante do sexo masculino, afirmou Hickey, explicando que o centro de resgate recebeu um sinal de emergência e enviou equipas para a área.
“Um pontão da aeronave foi avistado à superfície, assim como um bote salva-vidas laranja. Havia também alguns destroços, mas o helicóptero Cormorant confirmou que o bote estava vazio”, afirmou à CBC News.
O responsável admitiu que as condições de busca pioraram na noite de terça-feira, com visibilidade muito baixa, acrescentando que os investigadores encontraram uma mancha de óleo na água perto do local do acidente.
Esta descoberta “junta um pouco as peças da história”, disse.
Vários veículos aéreos e embarcações permanecem no local, adiantou Hickey, incluindo uma avião Hércules, um helicóptero Cormorant, um helicóptero Cougar Airlines, uma aeronave PAL Airlines, um navio da Guarda Costeira canadiana e dois barcos de pesca.
O AT-802 é um avião monomotor a hélice que a Air Tractor classifica como uma aeronave agrícola, frequentemente utilizada para pulverizar pesticidas. Também pode ser adaptado para fins de combate a incêndios.
O aeroporto açoriano de Santa Maria deu conta das "más notícias" através de uma publicação nas redes sociais.