Pequim vai cancelar a cerimónia que assinala os 40 anos da normalização das relações entre a China e o Japão devido à sua disputa territorial pelas ilhas Diaoyu.
Corpo do artigo
A China pretendia ser a anfitriã do evento a 27 de setembro, mas "o lado chinês informou hoje o lado japonês que iria cancelar a cerimónia de comemoração", disse a a agência japonesa Jiji Press citando fontes próximas das relações Japão-China.
No entanto, o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Tang Jiaxuan está disponível para receber representantes do Japão se os grupos de apoio às relações Japão-China enviarem as suas delegações para Pequim, acrescentou a agência noticiosa.
Pequim instou várias vezes Tóquio a voltar "à mesa das negociações" para resolver a disputa pelas Diaoyu (designadas Senkaku pelo Japão).
As Ilhas Diaoyu são um minúsculo arquipélago desabitado do Mar da China Oriental, a cerca de 120 milhas náuticas de Taiwan e a 200 milhas náuticas de Okinawa, no extremo sul do Japão.
A disputa entre o Japão e a China ganhou um novo alento porque, na passada semana, Tóquio anunciou a compra de três das ilhas disputadas, a que Pequim respondeu com o envio de navios-patrulha para a zona.
Durante a semana foram registados protestos antijaponeses em várias cidades da China.