Todos os A330 e A340 da Air France têm novos sensores de velocidade. Pela perda do aparelho que caiu no Atlântico, com 228 pessoas a bordo, a companhia aérea francesa vai receber 67,4 milhões de euros.
Corpo do artigo
Erick Derivry, porta-voz do principal sindicato dos pilotos da Air France SNPL, disse ter sido informado "este fim-de-semana" pela direcção da Air France da substituição integral dos sensores por modelos de nova geração, nos aviões de longo curso A330 e A340.
Os sensores, que permitem medir a velocidade em voo, foram apontados como possível factor a ter em conta na explicação do acidente do voo A330 Rio de Janeiro-Paris, que se caiu no Atlântico a 01 de Junho com 228 pessoas a bordo.
Indemnização de 67,4 milhões de euros
Entretanto, a seguradora Axa Corporate Solutions informou que a Air France vai receber uma indemnização de cerca de 67,4 milhões de euros pela perda do aparelho.
Segundo um porta-voz da seguradora, o aparelho que se despenhou no Atlântico estava coberto por várias companhias de seguros, entre as quais a Axa Corporate Solutions.
A parte assumida pela Axa corresponde a 12,5 por cento, ou seja, 8,4 milhões de euros.
O preço de catálogo médio de um A330-200 é de 180,9 milhões de dólares (cerca de 130 milhões de euros).
Sobre as indemnizações às famílias das vítimas, o porta-voz afirmou ser ainda cedo para avançar uma estimativa realista.
"Nem todos os que têm direito se apresentaram ainda pelo que ainda não pôde ser avaliada a totalidade das situações pessoais", disse.
Duas semanas, 49 corpos
Duas semanas após o acidente com o Airbus A330 da Air France foram resgatados 49 corpos dos 228 passageiros que seguiam a bordo do voo AF447.
As operações de busca poderão ser prolongados além dos 21 dias previstos, com vista a tentar retirar do mar o maior número possível de materiais e corpos.
De acordo com o balanço divulgado na noite de domingo pelo Ministério brasileiro da Defesa já foram rastreados via radar 1.019.548 quilómetros quadrados.