Uma assistente de bordo portuguesa que esperava o contacto de uma amiga atendeu um telefonema anónimo e, no espaço de minutos, perdeu todo o dinheiro amealhado nos últimos anos. Burlões conseguiram aceder à conta bancária e mantiveram-na em chamada até desviarem o dinheiro.
Corpo do artigo
O sonho estava bem definido: trabalhar, economizar e voltar a casa. Uma portuguesa a residir no Dubai perdeu todas as economias numa burla telefónica. Segundo relata o jornal "Khaleej Times", a hospedeira de bordo, que prefere manter o anonimato, tinha acabado de regressar de um longo voo noturno quando, "exausta e sem conseguir pensar direito", caiu no esquema fradulento.
"Estava a poupar porque queria despedir-me e ir para casa", confessou, reconhecendo que, em vez disso, perdeu "tudo", 50 mil euros. A viver no Dubai há quatro anos, a portuguesa contou que estava à espera do telefonema de uma amiga que a ia visitar, razão pela qual não hesitou, naquele dia, atender a chamada anónima. "Estava a dormir, depois do voo, e apanharam-me num momento de maior vulnerabilidade", referiu.
Os burlões começaram por lhe dizer que tinha direito a um prémio de cerca de 37 mil euros na sequência de uma colaboração entre o Emirates NBD (o maior banco do Dubai) e uma importante casa de câmbio dos Emirados Árabes Unidos. Curiosamente, a hospedeira de bordo tinha estado nessa casa de câmbio no dia anterior. Entretanto, pediram-lhe para atualizar a aplicação do banco, processo durante o qual acabou por revelar os seus dados de utilizador.
"Agora que o digo em voz alta, não acredito como fui estúpida", lamentou. "Mas na altura, era como se estivesse hipnotizada. Disseram-me que, como o prémio era elevado, precisavam dos dados bancários para fazerem o depósito na conta. Além de estar muito cansada, os burlões conheciam a fundo a aplicação e foram muito persuasivos", contou.
Depois de terem acesso à conta, prosseguiram a conversa pelo menos mais 15 minutos, dando-lhe números de referência e pedindo-lhe que os anotasse. "Agora que olho para trás percebo que estavam apenas a tentar manter-me ocupada para não ver as notificações do banco no telefone", frisou. Nos minutos seguintes, os 50 mil euros da conta voaram para três contas diferentes.
Assim que se apercebeu da burla, a portuguesa correu para o banco e, depois, para a esquadra da polícia. No entanto, como a sua atuação é considerada negligência grave, dificilmente será possível recuperar o dinheiro.