Uma bomba "armada e perigosa" da II Guerra Mundial foi desenterrada e desativada, na quinta-feira, na pequena ilha de Nauru, no Pacífico, informou a força policial do país.
Corpo do artigo
As escolas foram fechadas e os 12 mil residentes de Nauru foram aconselhados a ficar em casa enquanto especialistas militares australianos desativavam o explosivo de 227 quilos, que foi descoberto pela primeira vez há quase duas semanas.
O governo de Nauru declarou estado de emergência em toda a ilha na manhã de quinta-feira, evacuando todas as casas a dois quilómetros da bomba. Uma equipa de especialistas australianos em desativação de bombas foi enviada a Nauru para ajudar, cavando trincheiras profundas e enchendo enormes contentores com areia para absorver qualquer explosão.
"O objeto é extremamente perigoso, por isso a nossa principal preocupação tem sido a segurança do povo de Nauru, bem como a infraestrutura vital que fornece água e energia nas imediações", disse o tenente australiano Jordan Bell antes da operação.
Mais tarde, a polícia disse que o dispositivo foi "desarmado e levado para um local seguro para descarte".
O microestado insular é um dos países mais pequenos do Mundo e fica a cerca de quatro mil quilómetros a nordeste de Sydney. Foi ocupada por tropas japonesas entre 1942 e 1945.
O Pacífico continua repleto de munições não detonadas décadas após o fim da II Guerra Mundial - o legado do combate brutal entre o Japão e os Estados Unidos.