Os peritos da ONU terminaram o trabalho na Síria e vão fazer "rapidamente" um relatório sobre o eventual uso de armas químicas no conflito sírio, declarou esta sexta-feira o porta-voz das Nações Unidas.
Corpo do artigo
"A equipa terminou a recolha de amostras e de elementos", disse Martin Nesirky aos jornalistas. "Estão a preparar agora a saída, vão deixar Damasco, partem da Síria amanhã (sábado)", acrescentou.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, está pronto para informar o Conselho de Segurança da ONU sobre a investigação durante o fim de semana, se for necessário, disse o porta-voz.
Ban Ki-moon reuniu-se esta sexta-feira em Nova Iorque com os embaixadores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China) sobre a crise na Síria.
A Alta Representante da ONU para o Desarmamento, Angela Kane, já deixou Damasco e chegou a Beirute seguindo de imediato para Istambul, segundo uma fonte de segurança citada pela France Presse.
Angela Kane vai informar Ban Ki-moon da sua missão no sábado, disse a fonte.
A equipa de 13 inspetores da ONU na Síria é chefiada por Ake Sellstrom. Os intérpretes e pessoal auxiliar da equipa de peritos também partiu esta sexta-feira.
"A equipa do Dr. Sellstrom está a fazer o possível para que o processo de análise seja rápido", indicou o porta-voz da ONU.
O relatório final que os peritos vão fazer será distribuído a todos os Estados-membros da ONU, acrescentou Nesirky.