O piloto é o único sobrevivente de um acidente aéreo que provocou a morte a 18 pessoas, nesta madrugada, em Catmandu, no Nepal. Um avião da Saurya Airlines despenhou-se ao início da manhã, quando descolava da capital do país, e acabou destruído e em chamas na pista do aeroporto.
Corpo do artigo
“Os trabalhos de salvamento estão a decorrer”, com a equipa de resposta rápida do exército a prestar assistência, revela um comunicado dos militares. Outros pormenores “ainda estão a ser confirmados”, disse à AFP o diretor-geral do aeroporto de Katmandu, Jagannath Niroula.
O voo da Saurya Airlines transportava dois tripulantes e 17 membros do pessoal da companhia, disse à AFP o porta-voz da polícia nepalesa Dan Bahadur Karki. “O piloto foi resgatado e está a ser tratado”, acrescentou. “Dezoito corpos foram recuperados, incluindo um estrangeiro. Estamos a levá-los para autópsia”.
O voo, com uma avião Bombardier CRJ 200, estava a ser realizado para fins técnicos ou de manutenção, disse à AFP Gyanendra Bhul, da Autoridade da Aviação Civil do Nepal, sem dar mais pormenores.
O sector aéreo do Nepal cresceu muito nos últimos anos, transportando bens e pessoas entre zonas de difícil acesso, incluindo muitos caminhantes e alpinistas estrangeiros, mas tem sido afetado por uma segurança deficiente devido a formação e manutenção insuficientes.
A União Europeia proibiu todas as transportadoras nepalesas de acederem ao seu espaço aéreo por questões de segurança.