
Foto: Ryosuke IMAI / Courtesy of Ryosuke Imai / AFP
Um pinguim fugitivo no Japão foi encontrado são e salvo duas semanas depois de se ter escapado para o mar e nadado durante quilómetros.
Corpo do artigo
Pen-chan, uma fêmea de pinguim do Cabo nascida e criada em cativeiro que nunca tinha nadado em mar aberto, fugiu de um evento na região central de Aichi em 25 de agosto.
“Desesperado”, o tratador Ryosuke Imai disse que uma equipa começou imediatamente a vasculhar a área, mas um enorme tufão, que fez cair chuvas recorde em todo o Japão, dificultou as buscas.
A equipa pensou que o pinguim não ia conseguir sobreviver. Porém, no domingo, a ave que foi avistada na água de uma praia a 45 quilómetros de distância.
“Pensei que ela parecia exausta, mas estava a nadar como sempre”, disse Imai à AFP depois de o animal ter sido recapturado. “Foi uma surpresa. É um milagre”.
Pen-chan, de seis anos, deve ter comido peixe e caranguejos que ela própria apanhou. “Acho que chegou lá parando em vários sítios para descansar, mas mesmo assim é inacreditável”, continuou Imai. “Perdeu um pouco de peso, mas está a ir muito bem”.
