O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, considerou, esta quinta-feira, que "é possível" Marine Le Pen, candidata do partido de extrema-direita Frente Nacional, ganhar as presidenciais de 2017 em França, impulsionada pela vitória de Donald Trump nos EUA.
Corpo do artigo
"É possível", disse Valls numa conferência economia em Berlim em resposta a uma pergunta sobre se Le Pen tem hipóteses de vencer nas eleições previstas para 07 de maio.
"Todos os estudos de opinião dizem que a candidata Marine Le Pen estará presente na segunda volta. [...] Isso que dizer que o equilíbrio da vida política francesa vai mudar completamente", prosseguiu, alertando para "o perigo que a extrema-direita representa" numa altura em que as atenções estão centradas nas primárias dos partidos de esquerda e de direita.
"Naturalmente não vou misturar tudo: Trump era o candidato de um grande partido, o Partido Republicano, que já dominava o Congresso e vários estados dos Estados Unidos. Mas é o seu discurso e as suas propostas que são preocupantes", disseo primeiro-ministro francês.
Em 2002 a Frente Nacional conseguiu chegar à segunda volta das presidenciais com o seu então líder, Jean-Marie Le Pen, pai de Marine, que na primeira volta surpreendeu ao deixar para trás o primeiro-ministro socialista Lionel Jospin. Na segunda, no entanto, foi derrotado por ampla margem por Jacques Chirac, com 17,8% e 82,2% respetivamente.