Pelo segundo mês consecutivo, o partido liderado por Pablo Iglesias, surge como a primeira força política em Espanha, alcançando 27,7% das intenções de voto.
Corpo do artigo
Embora com uma pequena descida relativamente aos dados de Janeiro, este mês verifica-se um aumento da distância do Podemos em relação à segunda força política, o Partido Popular - atualmente no Governo - que não ultrapassa uma estimativa de 20,9% dos votos.
Segundo a sondagem publicada este domingo pelo El País, a maior queda é a do PSOE de Pedro Sánchez, que perde cinco pontos percentuais relativamente ao mês anterior, para se fixar no mínimo histórico de 18,3%. Por sua vez, a jovem formação Ciudadanos, com origem na Catalunha, protagoniza a maior subida, situando-se nos 12,2%.
Com as sondagens favoráveis (o último barómetro do CIS colocou o Podemos como segunda força, próxima ao PP), e depois da massiva demonstração de força realizada há uma semana com mais de 150 mil pessoas na Porta do Sol, em Madrid, Pablo Iglesias aproveitou, este domingo, para pedir a Mariano Rajoy que convoque eleições antecipadas.