
"Existem fortes suspeitas de que seja membro de uma organização terrorista estrangeira", referiu a procuradoria alemã acerca do detento
Foto: Jens Schlueter / POOL / EPA
As autoridades alemãs anunciaram esta quarta-feira a detenção de um alegado membro do Movimento de Resistência Islâmica Hamas acusado de se ter apoderado de armas destinadas a perpetrar ataques contra instituições israelitas ou judaicas no país.
Corpo do artigo
A procuradoria alemã indicou que o detido é um homem nascido no Líbano, identificado como Borhan El K., detido na autoestrada 17 depois de atravessar a fronteira a partir da República Checa, indicaram em comunicado.
"Existem fortes suspeitas de que seja membro de uma organização terrorista estrangeira", referiram na mesma nota.
De acordo com a acusação, o homem será membro do grupo islamita palestiniano e, em agosto, obteve uma espingarda automática, oito pistolas e mais de 600 munições na Alemanha, entregando-as posteriormente, em Berlim, a um homem identificado como Wael F. M., detido na capital alemã a 1 de outubro.
"Estas ações faziam parte dos preparativos de ataques terroristas contra instalações israelitas ou judaicas na Alemanha", sublinhou a Procuradoria, adiantando que o suspeito vai ser presente nas próximas horas a um tribunal, que decidirá se emite um mandado de detenção.
Na Dinamarca, as autoridades realizaram buscas, durante o dia, em propriedades pertencentes a Borhan El K. e a "outro suspeito" não identificado, em Copenhaga e arredores, não tendo sido divulgados, para já, mais detalhes sobre a operação.
