A polícia alemã pediu aos moradores dos subúrbios do sul de Berlim que permaneçam em casa, esta quinta-feira, enquanto procuram um animal selvagem à solta, aparentemente uma leoa.
Corpo do artigo
A polícia emitiu o alarme nas primeiras horas da manhã, depois de duas pessoas terem visto o que parecia ser uma leoa a perseguir um javali numa rua perto da capital alemã.
"Por volta da meia-noite, recebemos uma mensagem difícil de imaginar. Dois transeuntes que viram um animal a perseguir outro", disse Daniel Keip, porta-voz da polícia de Brandemburgo, à rádio "RBB". "Um era um javali e o outro aparentemente um animal selvagem, uma leoa. Os dois homens gravaram um vídeo nos telemóveis e até polícias experientes tiveram de admitir que provavelmente era uma leoa".
A polícia de Berlim alertou o público sobre a presença do animal, inicialmente colocando os subúrbios do sudoeste em alerta e depois expandindo a área de busca. Não se sabe de onde terá surgido o animal. "Não falta nenhum animal deste tipo em nenhum parque de animais, jardins zoológicos ou circos", disse o porta-voz da polícia à "RBB".
Enquanto as autoridades, apoiadas por vários helicópteros, vasculham a área ao redor das comunidades de Kleinmachnow, Teltow e Stahnsdorf, a polícia pediu aos moradores que ficassem em casa. "O animal selvagem que escapou ainda não foi encontrado!", escreveu a polícia de Brandemburgo, região ao redor de Berlim, no Twitter. "Pedimos que não saiam de casa"
Assim que o animal for encontrado, provavelmente será sedado com um tranquilizante e levado para um abrigo de animais.
Não é a primeira vez que os alemães são instruídos a ficar atentos a animais selvagens à solta. Em maio, moradores da cidade de Erfurt, no centro da Alemanha, ficaram chocados ao ver um canguru a saltar numa rua movimentada depois de escapar de uma propriedade privada. Em 2019, uma cobra mortal foi recapturada depois de vários dias à solta na cidade de Herne, no oeste do país. Em 2016, os tratadores do jardim zoológico alemão tiveram de matar um leão depois de ter escapado do recinto na cidade de Leipzig, no leste, e um tranquilizante não ter sido suficiente para detê-lo.