A polícia de Liverpool confirmou, esta sexta-feira, a detenção do presumível etarra Raul Fuentes Vilota em Liverpool por delitos cometidos em 1991, como já tinha avançado o ministério do Interior espanhol.
Num breve comunicado, a polícia do condado de Merseyside, no noroeste de Inglaterra, sublinha que a detenção do acusado, de 56 anos, ocorreu hoje de manhã na sequência de um mandado de captura europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola.
Fuentes foi detido por "delitos de terrorismo históricos cometidos em Espanha em 1991".
"Depois de um período de prisão, não respeitou as condições de liberdade e em consequência emitiu-se uma ordem de captura europeia para que volte para a prisão", precisa o comunicado.
A polícia britânica adianta que está a estudar com a embaixada espanhola em Londres a extradição do suspeito, que deverá comparecer em breve perante uma autoridade judicial.
Fuentes Villota, que estava fugido desde 1995, é o presumível responsável de vários assassínios e foi membro do "Comando Vizcaya" ou "Matalaz", segundo as autoridades espanholas.
A detenção de Fuentes é a quinta de um membro da ETA que ocorre no Reino Unido desde que a organização separatista anunciou o fim definitivo da violência, a 11 de outubro de 2011.
