A tentativa de ocupação Trafalgar Square, no centro de Londres, foi, esta quarta feira, barrada pela polícia, disse à Lusa um membro do movimento Ocupar Londres, junto à Catedral de S. Paulo. O protesto ocorreu durante um desfile de estudantes e 20 manifestantes foram detidos.
Corpo do artigo
"A polícia invocou a lei para prender as pessoas, mas o que elas fizeram não é ilegal", disse um dos manifestantes, que preferiu não se identificar e que apelou a uma concentração junto à esquadra de polícia onde estão detidos os manifestantes, para exigir a sua libertação.
Os manifestantes tinham em Trafalgar Square cerca de 40 tendas e chegaram a iniciar uma primeira assembleia popular.
A iniciativa aconteceu durante a passagem de uma marcha de estudantes nas ruas de Londres contra o aumento das propinas e os cortes no financiamento da educação. De acordo com a organização, participaram mais de 10 mil estudantes.
Embora se tenham registado alguns confrontos com a polícia, o protesto decorreu sem cenas de violência e vandalismo. Houve pelo menos 20 detidos.
Na segunda-feira, a polícia revelou que teria a controlar o protesto quatro mil agentes e que caso se verificassem actos de violência e vandalismo estaria disposta a usar balas de plástico.