A polícia alemã baleou um homem em Hamburgo, este domingo, que empunhava um machado numa rua cheia de adeptos, horas antes do jogo do Campeonato da Europa de futebol entre a Polónia e os Países Baixos.
Corpo do artigo
O homem terá ameaçado os polícias com "um machado e um dispositivo incendiário", à saída de um pequeno restaurante em Hamburgo, na Alemanha, segundo avançou uma fonte da autoridade ao jornal norte-americano "The New York Times".
Atrás de uma barreira policial, com adeptos a poucos passos de distância, o homem – vestido de preto – gritou e avançou em direção a cerca de uma dúzia de polícias armados. Empunhava o machado, de duas lâminas, e o que parecia ser um cocktail molotov.
Inicialmente, a polícia lançou spray pimenta na direção do homem, que se virou e começou a correr pela rua acima, por entre adeptos. Os agentes conseguiram encurralá-lo e dispararam, pelo menos, quatro tiros, descreve o jornal.
Relutante aos avisos da autoridade, acabou por ser baleado numa perna e caiu no chão, segundo confirmou a agência de notícias alemã DPA, citando a polícia de Hamburgo.
O homem ficou ferido e estava a receber tratamento no local, tendo sido transportado de ambulância. Os media alemães publicaram imagens do atacante caído na rua, rodeado de paramédicos e polícias.
O porta-voz da polícia disse, também, que não havia qualquer indicação inicial de que o incidente estivesse relacionado com a partida desportiva.
O incidente ocorreu no bairro de St. Pauli, no centro da cidade portuária de Hamburgo, na zona de entretenimento de bares e restaurantes conhecida como Reeperbahn. O local do tiroteio ficava a 10 minutos a pé da zona oficial dos adeptos na cidade, lotada com milhares de pessoas para assistir ao jogo deste domingo à tarde entre a Polónia e os Países Baixos. Nenhum polícia ou adepto ficou ferido.
Alerta máximo
Durante o campeonato europeu de futebol, que começou na sexta-feira e decorre até 14 de julho, a polícia alemã está em alerta máximo, por receio de haver atos de violência por parte dos adeptos e ataques terroristas.
Na sexta-feira, a polícia matou a tiro um homem que atacou mortalmente outro homem e mais tarde feriu três pessoas que assistiam pela televisão ao jogo entre a Alemanha e a Escócia numa cidade do leste da Alemanha. A polícia informou hoje que o motivo desse ataque ainda não era claro.