Uma mulher, grávida de oito meses, que não conhecia o evento, preparava-se para correr na primeira largada de touros nas Festas de São Firmino, na sexta-feira, dia 7.
Corpo do artigo
Foi com grande surpresa que agentes da polícia municipal de Pamplona repararam numa grávida pronta a participar na primeira largada de touros - "encierro" - das Festas de São Firmino. Momentos antes do início das corridas, os agentes repararam na presença da mulher estrangeira e foram falar com ela.
Não foi preciso muito para resolver a situação: bastou explicar à mulher o perigo que ela e o filho, ainda por nascer, corriam ao participar. A mulher desistiu da ideia, optando por ver por detrás de barreiras.
Não há regras que proíbam a participação de mulheres grávidas, explicou Jesús Bariain, porta-voz da polícia municipal de Pamplona, citado pelo jornal espanhol "El País". As únicas proibições expressas são, por exemplo, usar chinelos de dedo ao invés de sapatos indicados para corrida ou estar sobre o efeito de álcool ou drogas.
"Ela não tinha noção do perigo", explicou o porta-voz.
As Festas de São Firmino realizam-se, todos os anos, em Pamplona, no norte de Espanha, entre os dias 6 e 14 de julho. Anualmente, recebem mais de um milhão de visitantes.