Um incêndio seguido de uma explosão causou um morto em Munique e a polícia encerrou provisoriamente a Festa da Cerveja em Munique por ter descoberto explosivos no edifício onde ocorreu o incidente, anunciaram as autoridades.
Corpo do artigo
A polícia disse que estava a investigar uma eventual ligação entre o incidente e a Festa da Cerveja (Oktoberfest), que se realiza perto do centro da capital bávara.
"Estamos a investigar todas as possibilidades. Estão a ser analisadas possíveis ligações com outros locais em Munique, incluindo o Theresienwiese", disse a polícia nas redes sociais, referindo-se ao recinto do certame.
"Por este motivo, a abertura do recinto da festa foi adiada", acrescentou.
A organização do Oktoberfest também informou no "site" do festival que o recinto estava devido ao incidente.
"Devido a um alerta de bomba relacionado com a explosão no norte de Munique, a Theresienwiese permanecerá por enquanto fechada até às 17:00 [16:00 em Lisboa]", anunciou a organização.
O festival, que começou em 20 de setembro, decorre até domingo.
A polícia disse que de acordo com os primeiros elementos da investigação, o edifício residencial terá sido incendiado após um conflito familiar, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).
Uma pessoa ferida acabou por morrer e outra estava desaparecida, mas a polícia disse que não considerava que não fosse perigosa.
Há 45 anos, em 26 de setembro de 1980, um atentado atribuído à extrema-direita causou 13 mortos e mais de 200 feridos na Oktoberfest.
O evento, considerado a maior feira popular do mundo, recebeu 6,7 milhões de visitantes em 2024.