A polícia teve apenas meia hora para retirar os habitantes e transeuntes antes de duas bombas terem explodido, na noite de quinta-feira, em Londonderry, na Irlanda do Norte.
Corpo do artigo
"Após dois avisos de bomba por telefone pouco depois das 19.30 horas, a polícia começou a evacuar casas e espaços comerciais, incluindo um grupo de idosos residentes num lar na área de Bridge Street", adiantou o superintendente chefe, Stephen Martin, esta sexta-feira.
As duas explosões ocorreram, logo após as 20.00 horas, nas zonas de Foyle Street e Strand Road, onde estão localizados um escritório do ministério do Trabalho e um centro comercial.
"Felizmente não estamos a lidar com um grande número de feridos ou pior", acrescentou o oficial, que acusou os autores de "irresponsáveis", "cobardes" e "insensíveis".
As principais suspeitas recaem sobre dissidentes do movimento republicano, aumentando os receios de um retorno à violência que marcou o conflito na Irlanda do Norte com os unionistas durante décadas.
"As pessoas querem simplesmente andar em frente com as vidas delas, não dar um passo atrás", declarou Stephen Martin.
Um acordo de paz foi assinado em 1998 mas o território tem sido abalado regularmente por incidentes, em particular nos últimos três anos.
Dois militares e dois polícias foram mortos em 2009 e um outro polícia no ano passado, alegadamente por grupos dissidentes do IRA (Exército Republicano Irlandês).