O ex-deputado da Guatemala Jorge Leonel Villatoro Monterroso, de 52 anos, foi assassinado a tiro, no sábado, por dois desconhecidos, numa vila no nordeste do país, quando conduzia o seu automóvel.
Corpo do artigo
Villatoro Monterroso, que desempenhou o cargo de deputado entre 2004 e 2012, foi atacado numa estrada de terra batida em Izabal, a 250 quilómetros da Cidade de Guatemala, confirmou à Efe um porta-voz da Polícia Nacional Civil.
As autoridades não divulgaram mais informações sobre o homicídio, mas, de acordo com a mesma fonte, duas unidades do Departamento de Investigação Criminal da polícia estão no local a analisar o cenário do crime.
Villatoro Monterroso fazia parte do grupo político Unidade Nacional da Esperança, do ex-presidente Álvaro Colom (2008-2012), e da sua ex-mulher e atual candidata presidencial, Sandra Torres.
A Guatemala é considerada um dos cinco países mais violentos do mundo, juntamente com a Venezuela, El Salvador, Honduras e Belize, segundo organizações internacionais.
O país centro-americano regista um homicídio a cada 90 minutos e, de acordo com dados de 2014, tem uma taxa de 37 homicídios por cada 100 mil habitantes, muito acima da média mundial que se fixa em seis.