Um avião da Ryanair, que voava de Londres para Lisboa, solicitou, na sexta-feira, uma aterragem de emergência em Vigo e a presença policial para conter um homem de nacionalidade portuguesa, com cerca de 50 anos e natural de Setúbal, que estava a ter uma “atitude muito, muito, muito violenta” a bordo da aeronave.
Corpo do artigo
De acordo com o jornal espanhol "La Voz de Galicia", o homem, que terá entrado no Aeroporto de Londres Stansted com uma atitude hostil, adquiriu e consumiu diversas garrafas de álcool na zona franca do terminal britânico, mas os sintomas de embriaguez não impediram o embarque no avião.
Já no voo, que descolou às 6.30 horas, o homem terá dado repetidos socos no banco da frente, obrigando vários passageiros à sua volta a abandonarem os seus lugares, com receio de serem agredidos. A tripulação tentou tranquilizá-lo, mas sem sucesso. A violência aumentou e homem foi imobilizado com algemas.
Foi nesse momento, cerca das 9.30 horas (8.30 horas em Portugal continental), que o comandante pediu a aterragem de emergência em Vigo, onde as autoridades policiais da Guardia Civil e da Polícia Nacional procederam ao desembarque forçado do português.
Após o desembarque, os passageiros aplaudiram de pé a tripulação e os membros da Guarda Civil. O voo foi retomado às 10.32 horas (9.32 horas em Portugal continental) com destino a Lisboa.
O homem foi presente à justiça e foi libertado com acusações no final da tarde de sexta-feira.