Meia centena de turistas portugueses está a sair do Irão. Cerca de 10 jovens estão num autocarro para regressar via Turquia. Outro grupo de 35, com mais idade, espera para viajar esta segunda-feira de avião até Lisboa. De Israel, onde há 13 referenciados, o regresso será em voos comerciais, disse o Governo ao JN.
Corpo do artigo
José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, fez este domingo à tarde um ponto de situação ao JN na sequência do ataque iraniano a Israel. Questionado sobre o plano previsto em caso de evacuação, garantiu que "está tudo preparado", embora sem adiantar quais os meios mobilizados, e que a situação está a ser acompanhada e articulada "com os parceiros da União Europeia".
Relativamente ao Irão, explicou ter recebido informações de que "45 a 47 turistas" estão já de regresso. Uma dezena de portugueses mais jovens está a deslocar-se de autocarro para "regressar através da Turquia". Um percurso estimado em 58 horas, organizado por uma agência de viagens portuguesa, Nomad, especializada neste tipo de viagens, destacou José Cesário. Chegados à Turquia, tentarão apanhar o avião para Portugal.
Além disso, o governante apontou à volta de 35 pessoas com mais idade que preferiram não viajar de autocarro e esperar por esta segunda-feira para tentarem regressar de avião.
Quanto a Israel, José Cesário destacou que há "mais de 30 mil pessoas com nacionalidade portuguesa", mas apenas foram referenciados 13 luso-israelitas. Neste caso, aponta que uma dúzia de pessoas vai recorrer a voos comerciais para viajar até Portugal.